Habemus Papam

O filme Habemus Papam é uma comédia dramática que tinha tudo para dar certo, pois parte de uma ótima idéia que poderia dar margem a muitas situações cômicas: um cardeal, logo após ser escolhido Papa, surta e tem medo de assumir o cargo, deixando todo mundo desesperado sem saber se ele vai ou não assumir o cargo. O trailer dá a impressão que o filme é bem legal.




Mas, no final das contas, a comédia vira um drama para os espectadores: o filme não consegue evoluir nem nas situações cômicas nem nas dramáticas, e acaba patinando o tempo todo, com poucas situações levemente engraçadas e um final mais sem graça ainda. Boas idéias não faltaram no decorrer do roteiro, mas foram totalmente desperdiçadas: como o psicólogo ateu contratado para ajudar o novo Papa, os cardeais obrigados a ficar na clausura aguardando o novo Papa tomar coragem de fazer seu discurso inaugural, a fuga do Papa e nem mesmo a multidão desesperada aguardando o discurso foi utilizada para trazer um pouco mais de comédia ou drama para a história.

Este filme me lembrou o filme nacional "Deus é Brasileiro", que também partiu de uma idéia legal (e também relacionado a religião) mas fica patinando o tempo todo, sem aproveitar o potencial cômico da história.

Para aumentar a frustração, assisti o filme no Playarte Lumiére, um cinema pequeno e antigo no Itaim Bibi, aonde as poltronas são desconfortáveis - bem no estilão quadradão e pouco anatômico das poltronas dos cinemas antigos.


Resumo
Título em Português Habemus Papam
Título em Inglês We Have a Pope
Título original Habemus Papam
Página do Filme Site oficial, IMDb
Categoria Comédia Dramática
Sinopse O novo Papa sofre um ataque de pânico logo após ser escolhido e, no final das contas, quem paga o pato é o espectador.
Atores principais O papa, os cardeais que não entendem nada, o psicólogo perdidão, a multidão na Praça de São Pedro.
Cinema Playarte Lumiére
Sala Ruim, pouco confortável.
Opinião Frustrante. Um filme que não consegue decolar e que serve nem para a sessão da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário