A Hora Mais Escura

Mais uma das artimanhas da indústria cinematográfica que eu não entendo: o filme estreiou nos EUA em dezembro de 2012, em Portugal em 17/01/2013 e só vai estreiar no Brasil em 15 de Fevereiro.

Enfim, este filme conta uma versão da história sobre a investigação da CIA que culminou na operação secreta responsável pelo assassinato do super-hiper-mega-uber terrorista Osama Bin Laden em 2011. Aborda a tortura e interrogatório dos terroristas presos (provavelmente de forma bem mais suave do que foi na verdade), algumas linhas de investigação e o trabalho de uma persistente analista da CIA que conseguiu descobrir o esconderijo do lider terrorista.

A história é bem contada e a narrativa flui muito bem, de forma que conseguimos acompanhar e entender os principais momentos da investigação. Mas o filme é tenso do início ao fim: as tentativas de obter uma pista sobre Bin Laden e seus colaboradores mais próximos, a dificuldade de comprovar que o esconderijo realmente era usado por Bin Laden, a difícil aprovação da operação e, finalmente, a tensão durante a operação em si. Embora conheçamos o final da história (isto é, a menos que você viva em uma caverna, o Bin Laden morre no final!), a tensão é constante e a todo momento temos a impressão de que nada vai dar certo, tamanha foram as dificuldades.

Não temos como ter certeza sobre a precisão histórica do filme, afinal até hoje existe quem duvide que Osama Bin Laden foi realmente morto. E também não podemos negar que o filme é uma grande propaganda pró-americana (que, entre outras coisas, provavelmente atenuou muito a polêmica da tortura), mas de qualquer forma, o filme certamente vale a pena ser visto.

Só lamento que o site oficial não tem recursos para permitir o compartilhamento dos vídeos e das fotos do filme através de blogs.


Resumo
Título em Português A Hora Mais Escura
Título original Zero Dark Thirty
Página do Filme Site oficial, IMDb
Categoria Ação
Sinopse Cadê o Bin Laden?
Atores principais A agente da CIA persistente, o chefe e os terroristas sendo torturados.
Cinema Zon Dolce Vita Porto
Sala Excelente, limpa e confortável.
Pipoca Saco de pipoca enorme e salgado.
Opinião A historia é conhecida - não deve ser surpresa para ninguėm que o Bin Laden morre no final. Mas, mesmo assim, é um filme tenso, que vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário