Prometheus

Tive a chance de assistir o filme Prometheus nos EUA, no final de semana do lançamento.

Não tenho palavras para descrever o filme... ou melhor, tenho uma duas: frustração e dejavú. O filme é uma cópia descarada do Alien, com alguns efeitos especiais meio que copiados do Avatar. Será que o Ridley Scott (que dirigiu o Alien em 1979 e este repeteco neste ano) está tão sem criatividade assim? Se você já assistiu Alien (qualquer um deles - ou todos eles), então você vai tirar a estória de letra. E vai morrer de tédio durante o filme.

E, para ser sincero, a estória não me convenceu muito: um casal de arqueólogos (entre eles a Noomi Rapace, que corre o risco de virar a nova Sigourney Weaver) descobre que um bando de alieníginas colonizou a Terra e lideram uma a expedição até o planeta natal deles para descobrir que, no final das contas, eles queriam... (não vou dizer para não estragar a surpresa). Mas isso não me convenceu.

Ok, o monstrinho dismilinguido do Prometheus tem uma aparência diferente do monstro aterrorizador do Alien, mas até nisso faltou criatividade: ele também gosta de atacar humanos, gosta de se hospedar dentro do corpo da gente, e a versão adulta parece um pouco mesmo com o Alien original. Eu já disse que o diretor desse filme não tem a menor criatividade?

Mais algumas coisinhas:
  • Quer dizer que é só jogar o DNA na água para popular um planeta inteiro? Hum...
  • Até o robô é repeteco do robô humanóide que tinha no Alien. O repeteco fica mais cafona nas cenas finais.
  • Uma coisa é certa: no futuro, todos os computadores, tablets e similares terão telas transparentes. Pelo menos é o que está na moda nos filmes de ficção científica.
  • Aquele mapa 3D holográfico da montanha é legal, mas tinha algo muito parecido em Avatar. Tcs, tcs, tcs...





Como eu disse no começo, eu assisti o filme em um cinema nos EUA, no AMC do shopping Tysons Corner, em uma sala gigantesca e bem confortável. A sessão em IMAX estava lotada, então eu peguei uma sala que eles chamam de "ETX" as 11 da noite, que o site descreve como "som de tirar o fôlego, resolução incrível e tela colossal". É tudo isso mesmo. A tela é gigantesca, e os efeitos sonoros as vezes faziam a poltrona tremer. Foi quase um filme em 4D !!! Por falar nisso, os efeitos em 3D do Prometheus são meio sem graça, chega a ser dispensável, na minha opinião.




Resumo
Título em Português Prometheus
Título original Prometheus
Página do Filme Site Oficial, AdoroCinema.com, IMDb
Categoria Ação, Ficção
Sinopse Alien.
Sinopse Extendida Depois do fracasso em conquistar a lua de Pandora, o pessoal de Avatar resolve se juntar com um casal de arqueólogos (uma delas é a filha esquecida da Ripley) e eles tem que enfrentar um Alien.
Atores principais A cientista, o robô, o velho doido e o alien.
Cinema AMC Tysons Corner (EUA)
Sala Excelente, gigante, limpa e muito confortável. É até covardia...
Pipoca Fria e sem gosto.
Efeitos 3D Interessante, mas desnecessário. Um amigo tentou me convencer dizendo que o 3D do filme era "intimista", pois ele dava sensação de profundidade. Besteira. Simplesmente não vale a pena.
Opinião Repeteco do Alien. Muita falta de criatividade no roteiro e nos efeitos especiais. Espero que este, pelo menos, não tenha sequencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário