O Vingador do Futuro

Não se assustem, estou tirando o atraso dos meus posts sobre o filmes que assisti no ano passado.

Refilmagem do "clássico" dos anos 90 que tinha o Arnold Schwarzenegger como ator principal, canastrão como nunca. Mas não se engane, eu não considero o filme original um "clássico" por ele ser bom... apesar de ele ter uma ou outra cena antológica e um enredo bem pensado (mas que poderia ser um pouco melhor trabalhado), o filme dos anos 90 tem efeitos especiais toscos e interpretação abaixo do desejado. Por exemplo, os carros "do futuro" parecem um Fiat 147 de papelão movido a pilha, com um "piloto automático" vergonhoso.

Mas um dos poucos momentos visionários do filme de 1990 foi exatamente quando o personagem principal do Schwarzenegger embarca em um vôo entre a Terra e Marte e, no espaçoporto, ele tem que passar por um raio-X gigante, que escaneia todo mundo que vai passando. Isso lembra os aeroportos de hoje em dia...

É impossível falar do filme de 2012 sem comparar com o filme anterior. A história é muito parecida: um "homem normal" vivendo uma vidinha simples e sem perspectivas resolve implantar uma memória artificial de uma vida de revolucionário e acaba descobrindo que é, na verdade, um líder rebelde que teve sua memória apagada. A partir deste momento, começa uma perseguição sem fim. Em ambos os filmes, há espaço para trabalhar bem esta confusão entre o mundo real e imaginário, mas nos dois casos esta oportunidade foi desperdiçada.

No filme de 90, a Terra mantinha uma colônia em Marte, que buscava melhores condições de vida e sua independência. No filme atual, a história passa em uma Terra pós-guerra quimica em que só restaram uma área mais civilizada na Inglaterra e uma colônia na Austrália. No filme de 90, o transporte entre estes dois lugares antagônicos era feito por naves espaciais, e no filme de 2012 por um mega-elevador expresso através de um túnel que cruza o centro da terra. Peraí, é isso mesmo: esqueça suas aulas de geografia na pré-escola aonde te disseram que o centro da Terra é uma espécie de massa quente e derretida sobre a qual os continentes flutuam como uma grande "casca". É tudo mentira e podemos cruzar o planeta se cavarmos um túnel que liga os dois lados!!

Enfim, o filme segue a receita de seu antecessor: uma história de ação com alguns furos e não totalmente explorada, uma visão de futuro um pouco furada, mas que serve para divertir um pouco. No filme atual, há até algumas cenas de ação bem empolgantes e o mundo futurista é bem construído... O interessante é que este é um dos poucos filmes futuristas da atualidade que não faz de conta que todas as telas e celulares serão uma simples película transparente - algo que já está bem batido desde Avatar (mas de certa forma debutou em Minority Report). Mas, talvez pela história ser conhecida, e não ter conseguido engolir o tal do elevador, não achei este filme muito sensacional.



Resumo
Título em Português O Vingador do Futuro
Título original Total Recall
Página do Filme Site oficial, IMDb
Categoria Ficção Científica
Sinopse De repende, você descobre que é um lider rebelde e a polícia começa a ir atrás de você. E sua mulher é uma agente que tenta te matar de qualquer jeito.
Atores principais Colin Farrell interpretando o Schwarzenegger.
Cinema Cinemark Shopping Santa Cruz
Sala Boa
Pipoca Boa, apesar da tradicional fila.
Opinião Filme com bastante ação, mas que não convence muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário